27/04/2021
4 livros para mergulhar no universo do mercado financeiro
Escrito por:
FERCIEN ® Ferrari
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) registrou, em 2020, crescimento de 92,1% no número de investidores. O número de Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) na B3 passou de 1.681.033 em dezembro de 2019 para 3.229.318 no mesmo mês do ano passado.
O aumento registrado após a primeira onda de covid-19 no Brasil deu-se, segundo especialistas, devido às oportunidades de ganhos após fortes quedas. Do total de investidores, 26,4% são mulheres e a maioria tem entre 26 e 35 anos de idade. Ao todo, o público dessa faixa etária possui 1.085.836 contas.
Para 2021, economistas preveem crescimento econômico de 3,08% no país. As projeções mais recentes também indicam inflação anual de 4,85% e taxa de juros (Selic) em 2,75%. Novas restrições de circulação em praticamente todo o Brasil, somadas à lenta campanha de vacinação e ao aumento de mortes causadas pela covid-19, farão com que o mercado adote um comportamento cauteloso ao longo deste ano.
Você quer investir no futuro? Ou simplesmente quer aprender mais sobre o assunto? Separamos para você dicas de 4 livros sobre o mercado financeiro. Confira!
Aprenda a Investir no Mercado Financeiro
Nesse livro, o administrador Eric Dornelas apresenta os passos que garantem a qualquer pessoa investir com a segurança e a confiança necessárias para evitar perdas ou correr grandes riscos. Trata-se de uma obra esclarecedora e de conteúdo relevante, sobretudo para investidores iniciantes.
O Investidor Inteligente
Descrito como “o melhor livro de investimentos já escrito” pelo americano Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, com fortuna de mais de US$ 100 bilhões, este livro apresenta a ideia de integração entre educação financeira, compreensão das dinâmicas de mercado e visão de longo prazo para gerenciar investimentos. A obra foi escrita pelo economista inglês Benjamin Graham, um dos mais influentes do século XX, e teve sua primeira edição publicada em 1949.
Pai rico, pai pobre
Clássico da área de finanças, o livro foi lançado há 23 anos pelo empresário e investidor americano Robert Kiyosaki. O autor apresenta suas próprias experiências e auxilia o leitor a desenvolver a inteligência financeira. O pai pobre se refere ao seu pai biológico e o pai rico se refere ao progenitor de um de seus amigos, que tinha negócios e o ensinou a gerenciar o seu dinheiro.
A Bolsa para Mulheres
Destinada ao público feminino, a obra da consultora de investimentos Sandra Blanco apresenta as experiências de um grupo de mulheres de todo o Brasil, de idades e ocupações diferentes, que investem em ações. O livro é capaz de inspirar as mulheres que, sozinhas, sentem medo de arriscar e iniciar suas jornadas no mercado financeiro.
Mais Posts