20/10/2020
Conheça as vantagens ao implementar a gestão de ativos na sua empresa
Escrito por:
FERCIEN ® Ferrari
Existem diversas práticas no mercado capazes de valorizar e somar para a empresa crescer.
Alguns passos são essenciais para manter o planejamento estratégico de qualquer empresa em um alto nível de desempenho, e a gestão de ativos é um dos que vale a pena se “debruçar” sobre o assunto, entender e aplicar a fim de agregar valor aos seus negócios.
Desta forma, realizar a gestão de ativos tem ganhado cada vez mais força. Essa prática tem como principal objetivo para a organização, manter a empresa sempre de acordo com normas internacionais e potencializar os ganhos do negócio, utiliza os ativos de forma plenamente correta.
Se você é um empresário que busca entender mais sobre este segmento e conhecer as vantagens que pode gerar, é preciso ter em mente que cuidar da gestão dos ativos da sua empresa é ter a gestão de um patrimonial, normalmente de valor alto e que são onde estão grande parte dos investimentos da empresa, bem como, controle do que se possui quando é necessário um aumento de produção. Reduzindo assim valores de reinvestimentos através da otimização dos ativos atuais.
Continue a leitura e conheça as vantagens ao implementar a gestão de ativos na sua empresa!
Você sabe o que é gestão de ativos?
Este termo compreende a todo o ciclo de um ativo, isto é, desde o momento em que você adquire o seu bem, até quando este chega ao final de sua vida útil.
Existem várias práticas eficientes de controlar esses ativos, a fim de conquistar uma performance melhor e atingir resultados sustentáveis e desejáveis. Elas, normalmente exigem que haja um equilíbrio entre riscos, custos, desempenho e oportunidades.
A gestão de ativos físicos foi padronizada de forma global pela ISO 55000, uma norma divulgada em 2014. Segundo o PAS-55-1 (Publicly Available Specification), que é uma especificação disponível publicamente conduzida pelo Instituto de Gestão de Ativos – IAM em colaboração com a Instituição Britânica de Normas (BSI) e com o auxílio e cooperação de organização e profissionais da área: São práticas e atividades sistemáticas e coordenadas por meio das quais uma organização gerencia, de forma ótima e sustentável, seus ativos e sistema de ativos, os desempenhos associados a eles, os riscos e os custos ao longo dos seus ciclos de vida com o propósito de atingir o seu planejamento estratégico organizacional.
A versão brasileira de normas para a gestão de ativos é o conjunto de normas ABNT NBR ISO 55.000/55.001 e 55.002.
O conjunto de normas ISO 55.000 fornecem uma visão geral da gestão de ativos, seus princípios e terminologia, e os benefícios esperados com a adoção da gestão de ativos, permitindo que sejam aplicadas a todos os tipos de ativos e por organizações de todos os tipos e tamanhos.
Conheça as vantagens ao adotar a gestão de ativos na sua empresa:
- Melhor aproveitamento de ativos,
- Aumento da produtividade,
- Redução de custos operacionais,
- Monitoramento no ciclo de vida dos ativos,
- Conduta legal correta,
- Aprimoramento do compliance e aumento da reputação da CIA e seus gestores com mercado,
- Facilidade na tomada de decisão.
A gestão de ativos preza por tarefas cujos propósitos são voltados a atingir o maior valor possível com os bens do negócio e isso vai totalmente a favor das expectativas que a empresa tem com a forma como eles vão retornar seus investimentos.
Você ficou com dúvidas sobre como a gestão de ativos é importante para a sua empresa? Então entre em contato com nossa equipe FERCIEN e saiba mais!
Mais Posts