19/10/2020

Conheça o que é RFID e como ele pode ser útil para o controle patrimonial da sua empresa

FERCIEN ® Ferrari

Escrito por:
FERCIEN ® Ferrari

Conheça o que é RFID e como ele pode ser útil para o controle patrimonial da sua empresa
Há muito se vem falando sobre a tecnologia de RFID, um método de identificação com leitura e captação de dados através de ondas de rádio frequência. O RFID em sua tradução significa Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification).
 
Como princípio básico de funcionamento, o RFID opera através de um sinal enviado a um transponder, mais conhecido como chip. Onde este chip é ativado e reflete de volta um sinal (etiqueta passiva) ou transmite seu próprio sinal (etiqueta ativa).
 
Etiqueta passiva
A etiqueta passiva precisa receber um sinal da antena para emitir suas informações e ser alimentada internamente. Por não possuir bateria, não consegue iniciar uma comunicação por conta própria.
 
Etiquetas ativas
Já as etiquetas ativas, a bateria permite a emissão de sinais de radio frequência, além de alimentar o sistema. Possibilitando um raio de alcance muito maior e consegue melhor performance em ambientes adversos.
 
Como é incorporada em etiquetas de identificação de produtos, serve para controlar a saída da mercadoria da loja/armazém, oferecendo informações de preço e o devido controle no estoque.
 
Com isso, a tecnologia RFID permite que uma etiqueta (tag) seja lida sem que haja o contato visual e/ou físico, através de objetos como madeira, plástico, papel, entre outros materiais. Diferente do código de barras que necessita uma faixa de luz varrendo a superfície onde está impressa o código de barras.
 
Esse tipo de tecnologia é também muito conhecida por garantir a facilidade no momento de operá-la, principalmente no controle patrimonial das empresas. Além disso, oferece benefícios, ideais para a execução de tarefas diárias. Como:
 
- As etiquetas permitem a gravação de informações na memória do chip, gerando flexibilização da administração do estoque,
- Detecção de informações sem o contato visual do item,
- As etiquetas podem ser identificadas a longas distâncias,
- Possibilidade de reutilização da etiqueta, gerando apenas custo na implantação do sistema,
- Redução de erros na contagem, atualização e reabastecimento do estoque,
- Aumento da agilidade para gerar os relatórios de inventários,
- Facilidade na localização e classificação dos itens,
- Melhor controle de necessidade de reabastecimento e identificação de itens com a validade vencida,
- Maior segurança patrimonial evitando furtos e a falsificação de mercadorias,
- Crescimento da assertividade dos processos permitindo relatórios mais ágeis e completos.
 
Em suma, a operação a partir de uma etiqueta RFID pode ser traduzida de forma simples, facilitando todo o processo dentro da empresa, sendo incrivelmente útil para o controle patrimonial da sua empresa.
 
 
Você já conhece a FERCIEN – Inovação e Gestão de Ativos? Somos referência em Gestão Patrimonial, Avaliação Patrimonial, Consultoria Econômica e Sistemas para Gestão de Ativos.
 
Nossas soluções são globais e completas. Desenvolvemos todos os processos juntamente com nossos clientes, sempre com o acompanhamento de nossos sócios e diretores para ter a garantia de que todas necessidades foram atendidas com máxima excelência.
 
Acesse nossa barra de soluções e conheça tudo o que podemos oferecer para você e a sua empresa:  www.fgroup.com.br
Notícias
Mais Posts