19/08/2020

Entenda como a Avaliação Patrimonial é importante para a sua empresa

Nestor Sgarabotto

Escrito por:
Nestor Sgarabotto

Coord. de Avaliações
Entenda como a Avaliação Patrimonial é importante para a sua empresa
Com o objetivo de apurar o valor justo de um ativo ou conjunto de ativos tangíveis para as mais variadas finalidades, segue procedimentos, instruções, leis e boas práticas necessárias para fundamentar e garantir a precisão desejada na avaliação do ativo imobilizado.
 
Conhecida como uma importante ferramenta para o controle e cumprimento das obrigações, a Avaliação Patrimonial é um processo mais que necessário, pois é através dele que se faz a gestão de toda a empresa.
 
Entenda agora como a Avaliação Patrimonial é importante para a sua empresa e como ela acontece!
 
O que é Avaliação Patrimonial?
 
Nada mais é do que um processo contábil, o qual oferece ao gestor da empresa diversas informações e relatórios financeiros de acordo com normas internacionais, o que por sua vez, garante a credibilidade e segurança da empresa, contribuindo também, para o seu desenvolvimento positivo. 
 
É possível incluir nessa ferramenta além dos ativos tangíveis, os ativos intangíveis.
 
Ativos tangíveis
São considerados ativos tangíveis bens físicos como terrenos, imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, entre outros.
 
Ativos intangíveis
São aqueles que não possuem uma forma física, como é o caso das licenças, direitos autorais, carteira de clientes, entre outros.
 
A ausência de uma Avaliação Patrimonial de qualidade, pode levar a vida útil desses ativos e a saúde financeira da empresa a um caminho sem volta. Por isso se dá a real importância de manter uma empresa com todas essas avaliações em dia.
 
Como é realizada a Avaliação Patrimonial?
 
Dentro dessa ferramenta, existem alguns passos essenciais. Conheça um a um!
 
Levantamento de inventário
O primeiro passo para a Avaliação Patrimonial é o levantamento de inventário. Nessa etapa, são conhecidos todos os itens patrimoniais da empresa, isto é, tudo o que está empossado por ela.
 
Avaliação dos ativos
O segundo passo é a avaliação dos ativos. Aqui são identificados os custos de reposição dos bens, o valor justo, valor residual e a revisão da vida útil do ativo. Desta forma, chegando ao verdadeiro tempo de vida esperado deste bem e o tempo que ele já foi e/ou será utilizado.
 
Comparação de dados do inventário com a base contábil
O último passo é com o inventário empresarial e a base contábil. É realizada uma comparação entre os dados existentes e verificado a consistência dessas informações.
 
Utilizando o conjunto de normas NBR/ABNT 14.653 como referência, é determinado o valor justo de mercado do patrimônio da empresa por meio da valoração dos ativos tangíveis e intangíveis. Inclusive para fins de adequação ao IFRS e à Lei 11.638/07 (Teste de Impairment, Depreciação pela Vida Útil dos Ativos e Deemed Cost).
 
O laudo de Avaliação Patrimonial é emitido por responsável técnico, devidamente habilitado, proporcionando a segurança e fundamentação na metodologia de engenharia de avaliações permitindo que se possa utilizá-lo para realizar diversos tipos de transações.
 
Conheça mais sobre essa ferramenta acessando o nosso site:
Gestão de Ativos
Mais Posts