23/09/2020
Entenda como a Valuation estabelece o valor da sua empresa diante de um mercado cada vez mais competitivo
Escrito por:
Tarciano Cardoso
Coord. de Valuation
O mercado tem se mostrado um grande transformador no que tange a vida ativa de empresas de diversos segmentos. Principalmente diante do nosso atual cenário, onde empresas lutam com todas as suas forças para sobreviver em meio a tantas concorrentes, buscando manter seus clientes.
Agora, quando uma empresa conhece bem o seu nicho de mercado, concorrentes e consumidores, consegue perceber qual o melhor investimento para se diferenciar e se destacar. E esse investimento começa internamente, sim porque tudo começa no coração do negócio.
Como é caso quando se opta por trabalhar com a Valuation!
Valuation, nada mais é do que o conjunto de técnicas que estabelecem o valor de uma empresa, suas marcas e potencialidades, por meio da capacidade de geração de caixa. Determina também o valor dos investimentos, planos de negócios, marca, “goodwill” e do ágio em operações de fusões e aquisições, utilizando-se para isso metodologia e critérios internacionalmente reconhecidos.
Assim a avaliação econômica aborda uma ampla gama de fatores que afetam o desempenho econômico e financeiro da empresa e, por consequência, seu valor de mercado. Uma avaliação econômica Valuation é fundamental na tomada de decisão em fusões, aquisições, incorporações e projetos de investimentos, ainda mais para quem busca se manter atualizado e em boa posição em seu segmento de atuação.
Durante o processo de elaboração de um Valuation, são realizadas etapas que garantem a integridade e fundamentação dos resultados, como:
- Análise histórica da empresa,
- Pesquisa de mercado,
- Cálculo de sua capacidade de geração de caixa, para tanto, alguns métodos ganham destaque como:
- DCF | Discounted Cash Flow: que busca identificar o valor da empresa através da geração futura de caixa, projetando assim, as perspectivas dos negócios, descontando o caixa gerado por um custo de capital, que traduz os riscos e benefícios do negócio,
- Avaliação Contábil: Conhecida também com PL Ajustado, busca transparecer o valor justo de seus ativos e passivos, ajustando as diferenças no PL ou Patrimônio Líquida da empresa. Muito utilizado em empresas com baixa geração de caixa e de alto valor em ativos líquidos,
- Avaliação Múltiplos: Através de um múltiplo de mercado, geralmente EV/Ebitda, aplica-se o múltiplo ao resultado da empresa para se obter o valor,
- Avaliação Preço/Ação: Apenas para empresas de capital aberto, trabalha com a média de ações PN e ON pela quantidade, gerando assim, o valor da empresa.
A partir de todo o estudo que a Valuation oferece a empresa, o empreendedor passa a conhecer muito melhor todas as suas formas de trabalhar estratégias, consegue planejar-se para o futuro e identifica as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio.
Ao utilizar essa ferramenta de análise em seu negócio lhe oferece vários benefícios, como:
- Gerar informações estratégicas que melhoram a performance da gestão,
- Atender ao padrão contábil internacional IFRS,
- Visualizar o valor justo de mercado da empresa,
- Facilitar as negociações com instituições financeiras,
- Colocar ações ou quotas de capital no mercado a valor mais justos.
- Identificar características que valorizam a sua empresa,
- Saber quanto pode ser investido,
- Entender sobre o crescimento do seu projeto ao longo dos anos,
- Negociar, de forma justa, o valor da empresa com o societário.
Você deseja transformar a sua empresa em um referencial e se manter na disputa com grandes companhias? Então conheça nossas soluções estrategicamente pensadas para o futuro e avanços de processos e operações para dentro da sua empresa.
Para saber mais, nos mande um e-mail: fercien@fgroup.com.br
Mais Posts
Kroton diz que está perto de comprar três empresas de educação básica
informação consta de uma apresentação feita a investidores durante um evento do banco UBS e disponibilizada pela empresa por meio de comunicado ao mercado.
03/10/2017
China quer rastrear carros da população com chip obrigatório
Os chips vão carregar informações como a placa e a cor dos veículos e serão instalados no para-brisa dos carros, mais ou menos como os sensores do Sem Parar e de outros serviços de pagamento automático de pedágio usados no Brasil.
18/06/2018