Descubra como a FERCIEN® revolucionou a gestão de ativos das Lojas Renner

Sobre

A gestão de ativos das Lojas Renner foi totalmente revolucionada em meados de 2020. Mais de cem anos depois de iniciar suas atividades em Porto Alegre, a companhia contou com a expertise e o vasto conhecimento técnico da FERCIEN® para que isso acontecesse.

Por meio da digitalização da gestão de ativos, o tempo de inventário patrimonial das lojas foi reduzido drasticamente: de 32h para 1h. Além disso, a novidade não interferiu nas operações dos estabelecimentos, já que a tecnologia RFID permite a leitura das TAGs através de sinais de rádio. Nesse sentido, os inventários foram realizados sem necessidade de paralisação das operações. 

Ao iniciar o processo de digitalização da gestão de ativos, a FERCIEN® realizou uma série de estudos e testes para definir a melhor TAG RFID (Radio-Frequency Identification), levando em consideração o preço e a superfície de colagem. O termo se refere à etiqueta que possui o chip a ser fixado em um ativo. Nesse momento, foram utilizadas seis provas de conceito (POC) e inventários pilotos para chegar à definição de qual seria a TAG ideal. 

Após a identificação dos ativos, entrou em cena a plataforma AWF, composta pela aplicação web AWF Asset, que gerencia coletores, usuários e arquivos, além do aplicativo para Android AWF Inventory. O APP permite à empresa controlar os seus inventários. 

Ao todo, a digitalização da gestão de ativos das Lojas Renner teve quatro etapas:

1) POC (“proof of concept”): na primeira etapa, o cliente ficou por dentro de como funciona a tecnologia aplicada na digitalização da gestão de seus ativos. Além disso, foram realizados testes de performance do hardware que melhor atende o projeto da rede de lojas;

2) Piloto: nessa fase, o cliente “degustou” o serviço. Ou seja, recebeu uma demonstração de como se daria a digitalização da gestão de seus ativos, que podem ser um conjunto de bens ou uma unidade em específico, por exemplo;  

3) Rollout: é a fase da “mão na massa”, da virada do tradicional para o inovador, da mudança de uma cultura que até então era aplicada pela empresa. Nesta terceira etapa, os ativos passam a ser digitalizados. Vem após o piloto para evitar possíveis entraves relacionados a essa transformação;

4) Pós-rollout: a partir daqui o cliente está capacitado para conduzir o processo de digitalização da gestão de ativos internamente. Há o suporte da FERCIEN®, mas ele tem total capacidade para liderar o processo com conhecimento e autonomia. 

Ao final da digitalização, é difundida a cultura da importância da gestão frequente e moderna de ativos. No caso das Lojas Renner, serão disponibilizadas 600 mil TAGs, a serem fixadas em todos os estabelecimentos. Assim, a empresa poderá fazer os inventários com agilidade, por radiofrequência, sem necessidade de investimentos adicionais. Além disso, todas as lojas que compõem o grupo vão receber a autonomia na operação do APP AWF Inventory.

Lojas Renner
FERCIEN®
Ferrari